
Chegados a esta terceira edição da newsletter florestal da Sonae Arauco, pareceu-nos adequado apresentar as equipas que, dentro da empresa, melhor do que ninguém sabem o que é estar de bem com a natureza.
Quando iniciei as minhas atuais funções, há cerca de dois anos e meio, não tinha plena noção da importância que este contacto com a natureza representa para estas equipas - observar o seu crescimento, a sua transformação, o seu renascer e a forma como tudo se renova e pode reutilizar.
Numa das minhas corridas de trail fui presenteado, pelo simples facto de ter terminado, com um pequeno pinheiro (bastante pequeno, por sinal, sinónimo eventual de uma performance menos conseguida). Supostamente bravo (um dia!), mas por agora ainda muito tenro. Não descansei enquanto não o plantei num dos nossos Centros de Reciclagem e agora passo por ele com alguma frequência, olho apaixonadamente para a sua evolução e dedico-me a ele, com a ajuda de muitos membros da minha equipa que olham por ele todos os dias (assim me dizem!).
As equipas de Aprovisionamento de Madeira e da Floresta da Sonae Arauco que encontrei são também assim, como as que olham pelo meu pinheirinho, dedicadas, disponíveis e sempre prontas a dar o seu melhor. Seja no terreno, junto dos nossos parceiros ou sozinhos no meio de um baldio algures no Portugal profundo; seja no escritório, a procurar otimizar a relação com fornecedores para que todos beneficiem desta relação. Seja a fazer cubicar fórmulas de modo a possibilitar angariações de sucesso para ambas as partes ou para encontrar o modo mais equilibrado de fazer crescer essas plantas (tal como o meu pinheirinho).